quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Qual o segredo?


Levantei, abri a janela do quarto, olhei no espelho e me senti maravilhosamente bem. Tomei banho, arrumei a mesa do café, sem precisar que alguém se levante e exigisse que eu fizesse isso ou aquilo. Organizei uns livros que haviam ficado na mesa da cozinha, juntei-os, fumei um cigarro, ainda de roupão para que o cheiro não ficasse na minha roupa.  Fui até o quarto, coloquei minha calça preta, e meu casaco preto. Fazia muito frio, e adoro abusar nas roupas de inverno.
 Sentei na mesa, esperando que o jornaleiro trouxesse o jornal, quando ele bate na minha porta, sorri e diz: Estas bela hoje, senhorita. Qual o segredo? Eu sorri, e disse que o segredo era dormir cedo. Ele retribuiu o sorriso, e se foi.  Sentei no sofá, tomei o café, li as noticias, e umas piadinhas não tão engraçadas.  Já era 8:00 e precisava ir a minha aula de piano... Passei meu batom vermelho e abrindo o portão deparei-me com um vizinho, daqueles que sempre educadamente deseja um belo bom dia, um tanto quanto animado. Logo foi dizendo: Nossa, caprichou hoje... O que foi? Um novo amor? Retribui o sorriso, e insisti que o segredo era dormir cedo.  Ela sorriu receptivamente e saiu.
As ruas estavam movimentadas e a chance de encontrar algum velho amigo, ou alguma tia que adora perguntar sobre o namorado, ou quem sabe encontrar aquele velho flerte, mas por incrível que seja, não encontrei ninguém.
Chegando na sala de piano, minha querida professora, sorrindo com uma flor na mão, me disse: Acabei de ganha-la, mas vejo que quem a merece é você. Estás deslumbrante hoje. O que foi? Conseguiu produzir um texto bacana? Agradeci pela rosa vermelha, e disse que o segredo era a meditação que andei fazendo essa semana. Confesso que cheguei acreditar que poderia ser, ou quem sabe, fosse essa minha vontade de encontrar alguém legal.
Voltando pra casa, encontrei um velho amigo, que não nos falávamos a tempo. Ele foi logo comentando que estava namorando e que estava muito apaixonado pela tal menina, e fez um comentário muito feliz da parte dele: Vejo que estás mais serena. O que andou acontecendo de tão bonito na sua vida? Fiquei surpresa de como as pessoas andaram percebendo o meu desenvolvimento intelectual nesses últimos tempos. Não sabia se dizia sobre a meditação ou se falava que o segredo era realmente dormir cedo. Acabei, quase que indiscretamente, falando que o segredo era não se apegar a ninguém. Ele sorriu e disse que era quase que imoral aplicar essa ideia na sua vida, justo nos primeiros meses de namoro. Havia dado minha hora e precisava voltar pra casa, não rendi assunto, e disse que adorei a conversa, e que esperava que nos encontrássemos numa próxima oportunidade.
Chegando em casa, tirei o sapato, o casaco, respirei e disse:  O segredo é nada mais que amar a si mesmo, e não estar carregando nenhuma bagagem de ninguém, a não ser a sua própria.
 O segredo é aprender a se olhar no espelho e não negar as imperfeições externas. O segredo é olhar pro espelho, e refletir a tua alma, pois essa sim, é o caminho para felicidade !  

Nenhum comentário:

Postar um comentário